Identidade

A escola infantil Jardim dos Pequenitos e a IL SOLE – Escola de Ensino Fundamental têm em sua essência os princípios da Educação Reggiana, que estão pautados na identificação da imagem da criança como um ser rico em potencialidades e ativo na estruturação de políticas públicas que valorizam a infância, na projeção de um adulto ativo e consciente do seu papel na sociedade.

Criança que aprende a participar, a respeitar o outro, a exercer cidadania, a resolver conflitos por meio do diálogo e do consenso, torna-se adulto mais equilibrado, que consegue, olhar para o ser humano de maneira terna e produtiva, buscando em seus valores internos a inspiraçäo para construir novas relações.

Há mais de 10 anos, a inspiração reggiana permeia o trabalho da nossa escola de Educação Infantil. Nada mais natural que no nascimento da escola de Ensino Fundamental, esse mesmo pensamento seja norteador de nossas ações.

Buscamos organizar nosso projeto político pedagógico por meio de um currículo que valoriza as competências a serem desenvolvidas pelas crianças para que possam conviver de maneira harmoniosa e produtiva num mundo no qual lhe são exigidas posturas não mais de reproduçâo e obediêncía, mas sim, de criatividade e proatividade frente aos desafios do milênio.

Projeto Pedagógico

As crianças são protagonistas ativos de seu processo de crescimento e desenvolvimento

As crianças possuem potenciais extraordinários para a aprendizagem e mudança, assim como extensos recursos afetivos, relacionais, sensoriais e intelectuais, que se manifestam numa troca contínua com o contexto cultural e social. Dessa forma, as crianças em nossa escola participam da construção do conhecimento, solidificando e tornando o conteúdo escolar apresentado mais atrativo e interessante, o que favorece o seu aprendizado e desenvolvimento em todos aspectos.

As cem linguagens

As cem linguagens são uma metáfora para os potenciais extraordinários das crianças, sua construção de conhecimento, e processos criativos, as miríades de formas com as quais a vida se manifesta e o conhecimento é construído.

É nossa responsabilidade dar valor e igual dignidade a todas as linguagens verbais e não verbais e é esta responsabilidade que assumimos no nascimento de nossa escola: considerar, estimular e valorizar os diferentes potenciais de todos seus alunos.

A participação

Aqui em nossa escola, participação é o valor e a estrategia que definem o modo como as crianças, os educadores e os pais são investidores no projeto educacional; é a estrategia educacional que é construída e vivida dia a dia no encontro com outros e nas relações interpessoais. A criança que aprende a participar saberá atuar em sua sociedade, pois a participação gera e nutre os sentimentos e a cultura de solidariedade, responsabilidade e inclusão; produz mudança e novas culturas que lutam com a dimensão do mundo contemporâneo e globalizado.

Progettazione

Progettazione é uma estratégia de pensamento e ação que é respeitosa e compassiva com os processos de aprendizagem das crianças e dos adultos. Aceita dúvida, incerteza e erro como fontes de conhecimento e é capaz de ser modificada em relação à evolução dos contextos. A IL SOLE traz em sua proposta pedagógica essa estrategia, realizada por meio de processos de observação, documentação e interpretação numa relação recursiva, e através de uma sinergia próxima entre a organização do trabalho e a pesquisa educacional.