Projeto Pedagógico

As crianças são protagonistas ativos de seu processo de crescimento e desenvolvimento

As crianças possuem potenciais extraordinários para a aprendizagem e mudança, assim como extensos recursos afetivos, relacionais, sensoriais e intelectuais, que se manifestam numa troca contínua com o contexto cultural e social. Dessa forma, as crianças em nossa escola participam da construção do conhecimento, solidificando e tornando o conteúdo escolar apresentado mais atrativo e interessante, o que favorece o seu aprendizado e desenvolvimento em todos aspectos.

As cem linguagens

As cem linguagens são uma metáfora para os potenciais extraordinários das crianças, sua construção de conhecimento, e processos criativos, as miríades de formas com as quais a vida se manifesta e o conhecimento é construído.

É nossa responsabilidade dar valor e igual dignidade a todas as linguagens verbais e não verbais e é esta responsabilidade que assumimos no nascimento de nossa escola: considerar, estimular e valorizar os diferentes potenciais de todos seus alunos.

A participação

Aqui em nossa escola, participação é o valor e a estrategia que definem o modo como as crianças, os educadores e os pais são investidores no projeto educacional; é a estrategia educacional que é construída e vivida dia a dia no encontro com outros e nas relações interpessoais. A criança que aprende a participar saberá atuar em sua sociedade, pois a participação gera e nutre os sentimentos e a cultura de solidariedade, responsabilidade e inclusão; produz mudança e novas culturas que lutam com a dimensão do mundo contemporâneo e globalizado.

Progettazione

Progettazione é uma estratégia de pensamento e ação que é respeitosa e compassiva com os processos de aprendizagem das crianças e dos adultos. Aceita dúvida, incerteza e erro como fontes de conhecimento e é capaz de ser modificada em relação à evolução dos contextos. A IL SOLE traz em sua proposta pedagógica essa estrategia, realizada por meio de processos de observação, documentação e interpretação numa relação recursiva, e através de uma sinergia próxima entre a organização do trabalho e a pesquisa educacional.